• Post category:Non classé

A experiência

O nazar é um amuleto em forma de olho que teria a função de proteger contra o mau-olhado. Na Turquia, é possível ver vários do lado de fora das casas, nos carros e até na cauda dos aviões da companhia turca Fly Air que fez dele a sua logomarca… (o que não a impediu de falir). Mas chega desse meu ceticismo ocidental.

Quanto mais eu me acostumava ao nazar, (ele realmente está por toda a parte), mais eu gostava de suas cores, seu visual e até o que ele simboliza. Então acabei comprando um grande, de vidro, para a nossa casa em Paris. Muito orgulhosa, eu o mostrei à amigos turcos. É quase como se eu estivesse dizendo “vejam como eu sou turca…”ou não.

Eles ficaram constrangidos por mim. “Um nazar só funciona quando você o ganha de presente, Eleonore, e não se você o compra diretamente.”

– Ah é??

Foi então que eu entendi porque algumas pessoas na rua ofereciam e penduravam nas roupas dos meus filhos alfinetes com pérolas e nazar… E desde então, eu nunca pendurei o meu nazar em lugar nenhum. Eu preciso encontrar alguém para quem oferecê-lo.

Cihangir, Beyoglu, Istanbul, Turquia, 2013

Foto de Picturesque

Quem conta

Eleonore Remy (Francesa), recém chegada em Instambul, Eleonore acumula experiências interculturais e tenta compreender e até aceitar as experiências que a irritam, a deixam indiferente ou chocam.

O que você pensa disso?